Dicas dos Especialistas

Dr. Kart explica a regulagem do caburador no motor RD 135

Envie sua pergunta sobre os assuntos técnico de acerto, configuração de chassi, carburador e outras dúvidas relacionadas ao kartistmo de competição e amador. Ela poderá ser respondida, por email e constará na base do KO! Informe seu nome, sobrenome e cidade. O Portal KartOnline e o Dr. Kart - Edson Caliman (Formiga) agradece sua participação! Envie: drkartonline@kartonline.com.br

Pergunta do Internauta: Daniel Igor | 17/05/2011

Assisti um dos seus videos, mostrando as ferramentas necessarias para manutençao e outro uma primeira manutenção no carburador. Gostaria, se possivel me indicasse algum material ou alguma dica, instrução sobre a regulagem do caburador no motor RD 135. Acabei de compra um kart desse, meu pai tem conhecimento de carburaçao mas nunca mexeu em um carburador de kart.  Portanto, estou com um certo receio em tentar regularmos e dar alguma coisa errada.

Resposta do Dr. Kart Edson Caliman | 20/05/2011

Agradeço sua participação no Portal KartOnline e por assistir aos programas da TV KartOnline - sabemos que temos hoje um grande trabalho pela frente, em prol do kartismo brasileiro, e com muita dedicação e profissionalismo procuramos atender todos de forma carinhosa e pelo esporte que tanto amamos; sobre sua pergunta vamos procurar ajuda-lo, veja abaixo:

A sua preocupação sobre os carburadores, ou carburador é o modo de executar a manutenção dos mesmos, sendo que sempre vai haver uma dúvida em relação a parte técnica, mas não tem que se preocupar, é de facil entendimento a configuração das partes de um carburador de membranas, mas, claro que é muito importante saber que se não conseguir, procure um preparador que possa orienta-lo, assim a dúvida sera esclarecida.

Em relação a manutenção, em nossos programas mostra bem as posições das peças, cuidados com as tampas, modo de desempená-las, e montagem dos reparos, muito bom, o que deve ser observado é a limpeza do carburador, limpeza interna do corpo e dos orificios das agulhas, sempre limpos com gasolina e aspirar com ar, mantendo as passagens limpas sem restos de juntas e de sujeira do próprio combustivel.

Para ter uma ideia de acerto do carburador depois de feita a manutenção, coloca-lo no motor, com uma configuração nas agulhas na
seguinte forma;

Ao sair para a pista, o carburador se for simples, deverá sair com a agulha da baixa com 1 volta e meia, e a agulha da alta 2 voltas e 1/4,
assim vai ter uma boa margem de segurança no motor para não travá-lo frio, e antes de sair para a pista aquecer o motor do kart, no cavalete sem acelerar muito, apenas aquece-lo, e depois na pista aquecer melhor, e adequar as agulhas tanto da baixa como a de alta, fazendo sempre da vela sua amiga, pois é pela cor marron no eletrodo central que vai te dizer se está no ponto ou não a carburação.

Se a carburação for dupla a mesma condição, e a mesma maneira de acertar as agulhas, e não esquecer que para fazer este papel de acerto se não tiver experiencia, peça auxilio a um piloto com mais experiencia que voçê, assim o trabalho fica bem feito.

Não esquecer de substituir os reparos (membranas), e se for o caso de ser novo, revisar, e medir bem a pressão, que deve trabalhar, no máximo de 13 PSI, e no minimo de 6 PSI, o que deve ser observado que a melhor forma de ter um carburador bem acertado, é o piloto
andando e regulando as agulhas, assim chega dentro de um bom resultado de performance, e pode ter uma certeza que ao tentar fazer voçê vai aos poucos se tornando um ótimo kartista.

Agradecemos muito a sua participação e esperamos poder ajuda-lo da melhor forma possivel. Qualquer informação adicional, envie para drkartonline@kartonline.com.br | O Portal KartOnline surgiu, justamente para elevar o nível do conhecimento técnico e profissionalizar alguns pilares do kartismo brasileiro, ajudando em todos os sentidos, através de matérias e entrevistas, coberturas de campeonatos nacionais e internacionais, fotos especiais e a TV KartOnline - sempre buscando o melhor quando se do assunto kart!

Por Edson Caliman, colunista técnico e apresentador do quadro Dr. Kart na TV KartOnline dentro do Portal KartOnline, kartista amador nas décadas de 80/90, piloto de testes da FIAT Brasil nos anos de 70/80. Email: drkart@kartonline.com.br


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe essa pgina:
e-mail | comente | erros? | a+  a- | rss |  twitter | Bookmark and Share

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia tambm:

  1. Dr. Kart: dicas para o alinhamento dianteiro do camber
  2. Dr. Kart: saiba como realizar a manuteno no motor RD de kart
  3. Dr. Kart: saiba como realizar a manuteno do seu kart nas frias
  4. Saiba como realizar a mistura de mitrometano no tanque do kart
  5. Dr. Kart explica o papel do disco de freio denominado flutuante
  6. Entenda como atua tecnicamente a vela de ignio de um kart
  7. Dr. Kart tira d todas as dicas sobre Ignio PVL para Kart

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Links Patrocinados


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Propaganda -